sábado, 30 de janeiro de 2010

Tired of Mathematics...

Foi ao google pesquisar a palavra matemática nas imagens, e deu-me isto:

Bem, eu tenho uma opinião diferente:



Porque a matemática é tão aborrecida! Pelo menos nas aulas, senão vejamos este exercício:
"As 90 rifas para o sorteio foram numeradas de 1 a 90 e foram todas vendidas.
O João tem 14 anos. Qual é a probabilidade de a rifa premiada ter um número múltiplo da sua idade?"

Agora eu pergunto, "mas que m#rda é esta?" Quando raio é que se lembraram de misturar rifas com a idade de alguém? Cá para mim, uma disciplina que se baseia na lógica fica mal vista quando apresenta exercícios sem lógica nenhuma. É aqui que se encontra o busílis da questão. A matemática no ensino é baseada na resolução de exercícios acerca do quotidiano. Coisas chatas como rebuçados ou sacas de batatas. E como é que acham que alguém se sente depois de passar nove anos a tratar do mesmo? É enfadonho e acaba por ser stressante. Os especialistas que criam estes enigmas não tem a ponta de um palito de imaginação para criar um pequeno enredo que mantenha o aprendiz agarrado ao lápis até ao final. Muito menos jeito para escrever uma simples frase. E depois o raciocínio está lá, mas não a explicação para tal. O que essas pessoas ainda não perceberam, é que os exercícios de matemática são como os filmes, se não tiverem uma história decente, para que ver o desfeiche final?

Sem comentários:

Enviar um comentário